quinta-feira, 3 de julho de 2014

VANUZA, IOLANDA E JOSE

PLANO DE AULA

I – Dados de identificação:

Escola de Educação Básica Municipal Professor Jurandir Liberino de Mesquita
Turma: 5º ano do Ensino Fundamental
Turno: Matutino
Carga horária: 2 horas
Número de alunos:
Professora regente: Vilma Aguiar
Data da aplicação da aula: 09 de junho de 2014
Disciplina: Tecnologia de Informação e Comunicação no Contexto Escolar
Acadêmicos: Iolanda Gallo, José Valdomiro Ribas de Moura, Vanuza Tatiani Lourenço
5º semestre do Curso de Pedagogia da UNEMAT/SINOP

II - TEMA:

História em quadrinhos: Copa do Mundo

III - JUSTIFICATIVA:

A relevância do tema História em quadrinhos: Copa do Mundo se apresenta ao se refletir sobre as possibilidades de aprendizagem que a criança pode ter com a produção de texto realizada de forma lúdica. Também, destaca-se a importância dessa proposta em função das possibilidades do aluno, reconhecer a história em quadrinhos como um tipo de produção de texto, contribuindo para que a criança desenvolva sua capacidade de síntese, de raciocínio, de verbalização e ideias.

IV - OBJETIVO GERAL:

·       Desenvolver uma história em quadrinhos, como uma produção de texto, utilizando um programa de rádio.


V - ESPECÍFICOS:

·       Identificar em Programa de Rádio a história em quadrinhos sobre a Copa do Mundo;
·       Reconhecer a história em quadrinhos como forma de produção textual, bem como suas funções sociais;
·       Compreender como elaborar uma história em quadrinhos com a temática da copa, e apresentá-la em forma de um programa radiofônico.
·       Estimular o trabalho em grupo.

IV - CONTEÚDO:

Ø  Produção de uma história em quadrinhos;
Ø  Interpretação do texto;
Ø  Elaboração de um roteiro para um programa de rádio.

VII - METODOLOGIA:

Iniciaremos a aula comentando sobre a história do rádio, suas origens e funções, questionando os alunos sobre quem tem e ouve rádio. A partir disso, os acadêmicos, farão uma apresentação de um programa radiofônico esportivo com personagens de histórias em quadrinhos, sendo que logo após, os alunos produzirão em grupo, um texto em quadrinhos dando continuidade ao programa de rádio apresentado. Quanto aos recursos materiais, será utilizado: instrumento musical, celular com câmera, microfone e rádio. Os recursos humanos serão: o professor e os alunos do 5º ano da Escola Professor Jurandir Liberino de Mesquita no período matutino, e acadêmicos do 5º semestre do Curso de Pedagogia da UNEMAT/Sinop.

VIII - AVALIAÇÃO:

Na avaliação será realizada uma observação averiguando se as crianças compreenderam o tema e conseguiram realizar a atividade proposta.

OBS: No dia determinado para a realização da atividade prática, a professora Vilma havia marcado uma avaliação com a turma em que seria realizada em dois dias (09/06 e 10/06) assim apenas apresentamos o programa de rádio e fizemos uma breve introdução ao tema. Aos poucos a professora regente nos deixou auxiliar os alunos na atividade/avaliação que era a construção de uma história em quadrinhos sobre a copa. Sugerimos à professora a realização de um programa de rádio com as histórias em quadrinhos construídas pelos alunos.

IX – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CITELLI, Adilson. Outras linguagens na escola: publicidade, cinema e TV, rádio, jogos, informática. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar textos. V. 6).

GONÇALVES, Elizabeth Moraes; AZEVEDO, Adriana Barroso de. O rádio na escola como instrumento de cidadania: uma análise do discurso da criança envolvida no processo. Revista acadêmica do grupo comunicacional de São Bernardo, ano 1 – n° 2 (julho/dezembro de 2004).


Comunicação e educação. Projeto TV escola educação na internet rádio: presença cotidiana. Revista do curso de gestão de processos comunicacionais. Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário