terça-feira, 1 de julho de 2014

DANIELA MARTINS

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
UNEMAT, CAMPUS, UNIVERSITARIO DE SINOP.
FAEL-FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM
TICs TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
ACADÊMICA: DANIELA MARTINS
  
PROJETO DE APRENDIZAGEM: O PERFIL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR

Trabalho apresentado à disciplina de TICs Tecnologia de Informação e Comunicação no Contexto Escolar como requisito parcial de obtenção de nota e conclusão do 5º semestre do curso de Pedagogia, sobre Orientação da Professora Sandra LuziaWrobel Straub.

TEMA
O perfil do professor alfabetizador.
CERTEZAS PROVISÓRIAS
  • O professor alfabetizador atua nas escolas publicas e privadas;
  • Leciona nas series inicial do ensino Fundamental;
  • Ele se forma no curso de pedagogia;
  • Existem competências e responsabilidade que são a ele atribuídas;
DUVIDAS TEMPORAIS
  • Qual é a visão do professor alfabetizador;
  • Quais são as responsabilidades e competências do professor Alfabetizador;
  • O professor alfabetizador atua dentro das exigências a ele impostas;
 JUSTIFICATIVA
            O tema foi escolhido pensando em ampliar meus conhecimentos na área de alfabetização, e consequentemente somar com o meu trabalho de conclusão de curso, cujo tema é: O Contexto da Alfabetização e do Letramento na Atualidade: Métodos e Praticas escolar. O Professor alfabetizador tem ideia da importância de sua função no do Ensino Fundamental?
OBJETIVO GERAL
Compreender a atuação do professor alfabetizador no Ensino Fundamental.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
  • Conhecer as competências do professor alfabetizador
  • Identificar as concepções pedagógicas do professor alfabetizador
  • Compreender a didática do professor alfabetizador;
  • Verificar as práticas pedagógicas de um professor alfabetizador;
METODOLOGIA
            Foi realizada uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, entrevista por meio de um roteiro de perguntas semiestruturadas e observação de aulas em uma sala de alfabetização.
REFERENCIAL TEORICO
            Segundo LBD (2006, pag.34):
 Art. 62. A formação de docente para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.
           
            O Professor Alfabetizador é um profissional fundamental no âmbito escolar a ele são resignadas as series iniciais do Ensino Fundamental 1º, 2º e 3º anos e o direito de lecionar em escola publicas e privadas.
               Toda criança que inicia no Ensino Fundamental tem por direito adquirir capacidades que são necessárias para se tornarem cidadãos autônomos, segundo PCNs do Ensino Fundamental (1997,pag.48):
Os objetivos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais concretizam as intenções educativas em termos de capacidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da escolaridade.
A decisão de definir os objetivos educacionais em termos de capacidades é crucial nesta proposta, pois as capacidades, uma vez desenvolvidas, podem se expressar numa variedade de comportamentos. O professor, consciente de que condutas diversas podem estar vinculadas ao desenvolvimento de uma mesma capacidade, tem diante de si maiores possibilidades de atender à diversidade de seus alunos.
Assim, os objetivos se definem em termos de capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla.

            Partindo da presente discussão dos direitos das crianças devidamente matriculadas nas instituições de Ensino Fundamental e dos caminhos percorridos pelos professores da Educação Básica.  Segundo MESQUITA (2009, pag.2967):
O professor alfabetizador é um profissional em construção e em pleno desenvolvimento e aprimoramento de suas potencialidades, um sujeito construtor de suas próprias aprendizagens. Sua formação, assim, relaciona-se com suas capacidades, sua afetividade, seu imaginário, suas descobertas e sua fundamentação teórica que permeiam seu aprender, seu experimentar, seu reinventar e, portanto, seus saberes.
           
            Neste sentido a atuação do professor alfabetizador segundo MESQUITA (2009,pag.2970 ) “O professor é o mediador, ele cria as condições para que os processos cognitivos se desenvolvam no aluno. O processo do ensino e da aprendizagem ocorre, então, pela interação, nas trocas, na socialização.” O papel do professor alfabetizador é fundamental na aquisição da leitura e da escrita, sua atuação no ensino fundamental pode fazer do processo de aprendizagem uma experiência prazerosa ou não para o aluno.
            Segundo PIRES (2010, pag.3): “É no processo de alfabetização que o educador procura propiciar no educando o gosto pela leitura e o respeito pela língua materna,...” os métodos de ensino do professor alfabetizador contribuem profundamente na formação de um bom leitor, durante a alfabetização a criança é receptiva aos conhecimentos advindos do professor o que faz de sua atuação uma base fundamental na formação inicial no ensino fundamental. Segundo PIRES (2010, pag.9):
Vive-se no mundo do conhecimento, por isso precisa-se ensinar a pensar, saber comunicar, saber pesquisar, ter raciocínio lógico. Neste contexto, o professor é muito mais mediador do conhecimento e isto leva a construção de um saber mais significativo. O novo professor, exigência da nova sociedade, surge com uma nova identidade, uma identidade de construtor e organizador da aprendizagem, pois ser professor é ser leitor e aprendente, é ser capaz de refletir e adquirir novos saberes.
            O professor alfabetizador precisa ter uma visão ampla e uma opinião critica sobre sua atuação em sala de aula, não permitindo que os desafios sejam obstáculos que o impeça de fazer um bom trabalho, sua atuação é fundamental, suas atitudes influenciam na ida escolar de seus alunos, portanto se sempre necessário desenvolver uma prática significativa e fundamentada teoricamente. Trabalhar com a alfabetização requer competência e compromisso, com um ensino serio e comprometido em promover transformações sociais na vida  dos pequenos alunos com os quais o professor interage no dia a dia escolar.

ANALISE DA ENTREVISTA
            A entrevista foi realizada com a professora de Alfabetização Elizabete que é formada em Pedagogia, Habilitação e Orientação Educacional e Pós Graduada, a professora que tem 22 anos de profissão sempre na área da alfabetização, atua na escola Lizamara Aparecida Oliva de Almeida.  Para realizar a entrevista foi utilizado o celular como recurso tecnológico e um questionário de perguntas semiestruturadas dando possibilidade de uma discussão ampla a respeito do tema proposto.
            Ao buscar responder a questão a respeito de: Qual é o perfil do professor  alfabetizador foi possível compreender, a partir das respostas da professora Elizabete, que o professor alfabetizador precisa ser dinâmico, inovador, ter muita paciência, precisa gostar de lecionar para assim desenvolver um bom trabalho na alfabetização, onde a pratica leva a perfeição, nas palavras dela: “O professor alfabetizador ensina brincando, porque a alfabetização constitui-se como a base da aprendizagem do aluno, nesse momento a criança precisa aprender gostar de aprender”. 
            A professora acrescenta que dentro da comunidade escolar ela não vê uma diferença na atuação do professor alfabetizador com relação aos demais, a não ser o fato de esse profissional poder trabalhar de forma mais lúdica em sala de aula. A professora coloca que ela procura trabalhar dentro do “raciocínio da criança”, devido à diversidade que se encontra na sala de aula. O método mais usado pela professora em sala de aula é o Tradicional onde dentro das possibilidades ela tenta encaixar um pouco de outros métodos, nas palavras dela: “O professor tem que trabalhar forma diferenciada os conteúdos em sala de aula”.
                        Nas questões de formação a professora coloca que ela tem formação continuada, mas que não e o que ela esperava, e o fato de não poder reter a criança nas series iniciais é uma questão muita seria, pois algumas precisam de mais tempo para desenvolver e para ela é fundamental que a criança seja alfabetizada ate o segundo ano.
            A entrevista encerra com a fala da professora para os que pretendem iniciar a carreira docente: “Venham com muita paciência e muita vontade e feliz”.

CONCLUSÃO
            Concluo com essa pesquisa que embora a atuação do professor alfabetizador dentro do Ensino Fundamental seja de grande importância na vida da criança que esta iniciando na Educação Básica, infelizmente não se é dado a devida atenção a essa questão de alfabetização, o perfil do professor alfabetizador se iguala aos demais professores e muito dos discursos não condiz com a pratica.
            Todos que atuam na educação têm noção da importância de muitos pontos essenciais para uma escola, um aluno, um professor, uma boa aprendizagem, mas porem a historia é sempre a mesma a teoria não acontece na pratica. Talvez se realmente compreendêssemos a teoria dentro do seu real proposito seria possível adequá-la a pratica de maneira a atender as necessidades de aprendizagem nas escolas, porem, existe uma grande diferença entre o que se deve fazer pela Educação e o que quer fazer pela Educação.




REFERÊNCIAS  WEB GRAFICO


Biblioteca digital. LDB Lei de Diretrizes e Bases  da Educação Nacional. 6ºedição. Brasília 2011. disponível em: http://www.app.com.br/portalapp/imprensa/ldb_atualizada.pdf. Acesso em: 01/05/2014

Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1997. disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 01/05/2014.

MESQUITA. A.; SOPELSA Ortenila. OS SABERES DOCENTES E OS FIOS CONDUTORES DO PROCESSO DE  ENSINO E DA APRENDIZAGEM. EDUCERE2006.disponívelem:http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2577_1361.pdf. Acesso em: 01/05/2014.

MOÇO. Anderson. O novo perfil do professor. Revista Nova Escola Edição 236, OUTUBRO 2010. disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/novo-perfil-professor-carreira-formacao-602328.shtml. Acesso em: 01/05/2014.

Pires. M.; Ferreira.L.; Lima. D. ALFABETIZAÇÃO, PROFESSOR ALFABETIZADOR E PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura Ano 06 n.13  2010. disponível em: http://www.letramagna.com/Artigo10_13.pdf acesso em: 01/05/2014. 

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional*. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007. disponível em:      http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a08v1234.pdf  acesso em: 01/05/2014.

SOARES. Magda. A reinvenção da Alfabetização. PRESENÇA PEDAGÓGICA • v.9 n.52 • jul./ago. 2003. disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/a-reivencao-alfabetizacao.pdf Acesso em 01/05/2014. 


SPIEGEL, Regina. Professor-alfabetizador: Representações e impactos da sua prática profissional. Rio de Janeiro,2009. Disponível em: http://www.educacao.ufrj.br/ppge/dissertacoes/dissertacao_regina_celia_spiegel_marinho.pdf. acesso em: 01/05/2014.

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