terça-feira, 1 de julho de 2014

MAYANE RIBEIRO ESPINOSA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM
 CURSO DE PEDAGOGIA 

GISELE DA COSTA SILVA, FRANCIELE DA SILVA
MAYANE RIBEIRO ESPINOSA

            PLANO DE AULA

Plano de Aula, apresentado à Universidade de Mato Grosso – UNEMAT, como requisito para aprovação da Disciplina de Tecnologia de Informática e Comunicação no Contexto Escolar, do Curso de Pedagogia
Dados de identificação:
Escola: Escola Municipal de Educação Básica Lizamara Aparecida de Oliva Almeida
Turma: 5ºano C
Carga horária: 2 horas
Número de alunos: 25 alunos
Professora Regente: Solange
Data de aplicação da aula: 10/06/2014
Acadêmicas: Franciele da Silva, Gisele da Costa Silva e Mayane Ribeiro Espinosa

Tema: Copa do mundo: mascote “Fuleco”

Justificativa: Trabalhar com os alunos o tema da copa do mundo sobre o mascote Fuleco, além de estimular a compreensão sobre a representação do tatu bola na Copa do Mmundo de 2014, é também propiciar a discussão e o conhecimento sobre o animal e preservação de sua espécie.

Objetivos Gerais:
Ø  Analisar a história da origem do mascote da Copa do Mundo
Ø  Compreender o habitat natural do tatu bola
Ø  Conhecer as causas de sua extinção

Objetivos Específicos:
Ø  Reconhecer o sentido da escolha do tatu bola como símbolo para representação da Copa do Mundo de 2014 e sua representação enquanto um animal.
Ø  Identificar o habitat natural do tatu bola
Ø  Verificar as causas de sua extinção.
Ø  Discutir a necessidade e importância da preservação do animal

Conteúdos:
Ø  Copa do Mundo (mascote Fuleco)
Ø  Produção de texto com escrita e imagens

Recursos materiais: sala de laboratório de informática, cartolina, lápis, tinta guache, giz de cera, cola, impressos, etc.

Recursos humanos: Acadêmicos, alunos e professora.

Metodologia: 1º momento apresentação das acadêmicas e conhecimento da turma.
2º momento apresentar o mascote Fuleco sobre suas origens e causas de extinção.
3º momento explicar aos alunos sobre as pesquisas que realizaram sobre o tatu bola, dividindo a turma em três grupos no qual cada uma de nos estaremos auxiliando cada grupo o qual o primeiro grupo estará pesquisando sobre a origem do mascote na Copa do Mundo, o segundo grupo estará pesquisando sobre o habitat natural do tatu bola e o terceiro grupo estará pesquisando sobre as causas de sua extinção.
4º momento encaminhar os alunos para o laboratório de informática na qual estarão realizando estudo sobre o tatu.
5º momento retornar para sala de aula e socializar com os alunos sobre pesquisa que realizaram e seus resultados
6º momento criar um painel com a imagem do Fuleco e produzir textos com os resultados da pesquisa que os alunos realizaram no laboratório com o uso da internet.

Avaliação: avaliar os trabalhos realizados em grupo, verificando o interesse, a interação/socialização entre os alunos.

Referências
Jornal Livre. As causas de extinção do tatu bola. Disponível em < http://www.jornallivre.com.br/229959/as-causas-da-extincao-do-tatu-bola.html#sthash.2kCl195x.dpuf.> Acessado em 09/06/2014.
Fifa.com. Mascotes. Disponível em <http://pt.fifa.com/aboutfifa/organisation/marketing/brand/mascots.html.> Acessado em 09/06/2014.
Mundo Educação. Tatu bola. Disponível em http://www.mundoeducacao.com/biologia/tatu-bola.htm. Acessado em 09/06/2014.

Portal da Copa. Conheça melhor o animal brasileiro que serviu de inspiração para mascote da Copa. Disponível em <http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/conheca-melhor-o-animal-brasileiro-que-serviu-de-inspiracao-para-mascote-da-copa.> Acessado em 09/06/2014.

Toda Biologia.com. Tatu: saiba mais sobre o tatu, características, reprodução, alimentação, hábitat, tamanho, hábitos, comportamento. Disponível em http://www.todabiologia.com/zoologia/tatu.htm. Acessado em 09/06/2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário