quinta-feira, 3 de julho de 2014

KEITY E FRANCINEIDE

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA

FRANCINEIDE ALVES DOS SANTOS

KEITY VALÉRIA PADOVAN DA SILVA

Tema: Matemática no processo de ensino aprendizagem.
1. Problema: Por que a matemática é tão difícil de se compreender?
2. Certezas provisórias: A matemática é sempre exata no seu resultado. Matemática é difícil para compreensão de um grande número de pessoas.
3. Dúvidas temporárias: Matemática é difícil de ensinar? A metodologia usada pelo professor para o ensino da matemática influência na aprendizagem do aluno?
4. Justificativa: A escolha desse tema vem atavés da nossa infância por ser consciente
da importância do papel da matemática no desenvolvimento do indivíduo, e tratando-a como um elemento desencadeador de medo, receio, vergonha e como expressão estereotipada em nossa vida escolar, quando por muitas vezes colocada em situação de ridícula, exposta diante dos colegas por não compreender o que era para fazer e outras tantas vezes foi - me negada a atenção e assim ignorada pelos professores, considero fundamental enquanto estudante do Curso de Pedagogia analisar esta questão e assim vivenciar no contexto do trabalho pedagógico como esta disciplina é percebida pelos alunos.
5. Objetivo geral: Compreender a matemática no processo de ensino aprendizagem.

 Objetivos específicos:
ü  Indentificar diferentes metodologias utilizadas pelos professores para o ensino da matemática.
ü  Relacionar as dificuldades do professor no ensino da matemática na relação com o aluno.
6. Metodologia: Realizaremos uma pesquisa bibliográfica, depois realizaremos algumas entrevistas ultilizando celular para filmar, essas entrevistas serão feitas com dois professores de matemática e dois acadêmicos do curso de matemática no periodo noturno na Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) Campus de Sinop. Será
uma abordagem qualitativa, a pesquisa de cunho qualitativo segundo Cajueiro, (2012, p. 23) se caracteriza como:
A pesquisa qualitativa difere basicamente da pesquisa quantitativa pelo fato de não utilizar dados estatísticos. Nela se prioriza as percepções de atitude e aspectos subjetivos dos objetos de pesquisa interagindo em seu grupo. É descritiva. As informações obtidas não são quantificadas. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de Pesquisa qualitativa.

Após a coleta de dados faremos uma análise dos resultados obtidos e colocaremos nosso ponto de vista sobre o tema.

7.Referencial teórico: A matemática é uma ciência que é ensinada nos nossos dias de diversas maneiras, assim como é praticada no cotidiano, principalmente nas questões básicas de sobrevivência, estando presente em todos os momentos do desenvolvimento humano. Para D’Ambrósio (1993,p.36):
 A importância da presença da matemática na educação escolar é conseqüência de um conjunto de cinco valores, que devem ser por nós considerados: o valor utilitário, o valor cultural, o valor formativo, o valor social e o valor estético. Infelizmente, a escola tem valorizado exclusivamente o valor formativo, em detrimento dos demais. Quando o currículo nega os demais valores, cria uma disfunção no processo educativo, fazendo com que a matemática seja vista como uma disciplina estritamente escolar, pois o seu ensino nega que o conhecimento seja parte integrante da vida sociocultural do sujeito. No caso da criança, não há nada mais correto que tomar o mundo do brincar e dos brinquedos como espaço revelador da realidade infantil. É por essa razão que devemos tomar o brincar como elemento fundamental na investigação de etnomatemática na criança.
 O ensino da Matemática é reconhecido como uma linguagem capaz de traduzir a realidade, estabelecer suas diferenças, sendo aplicado em contextos diferentes daqueles em que foram adquiridos, exigindo muito mais que a simples decoração ou a solução mecânica de exercício, a exemplo de: domínio de conceitos, flexibilidade de raciocínio, capacidade de análise e abstração.
Para D’Ambrosio, “o professor tem o compromisso de desenvolver atividades diferenciadas que permitam a efetiva participação e autonomia do aluno”. Neste sentido, o professor precisa trabalhar de forma mais dinâmica, relacionando a matemática no cotidiano do individuo levando o aluno a se interessar mais pelo que é ensinada na escola. O professor muitas vezes não tem uma preparação especializada para a matemática, por trabalhar com outras disciplinas, tendo dificuldades de elaborar estratégias que façam o aluno ter interesse e gostar da matemática. Como diz Fiorentini (2003 p.68):
[…] Os programas de formação de professores deveriam criar experiências que os capacitassem para se defrontarem com problemas fundamentais, usando investigações e destrezas de resolução de problemas, que, em nosso caso concreto, seriam problemas pedagógicos e ferramentas conceituais do professor de matemática.

Cabe então ao professor despertar no educando o interesse pela matemática, utilizando para isso um processo mais dinâmico e criativo, tornando a aprendizagem satisfatória para que aprende e para quem ensina.
  Considerações finais: percebemos ao analisar os dados coletados que a matemática como qualquer outra disciplina não é tão difícil de ser compreendida, pois o método do professor muitas vezes influência de forma negativa no aprendizado da matemática, tornando-a complicada para o aluno. O interesse de aprender vem principalmente do próprio aluno.
 Esta pesquisa foi para nós acadêmicas de grande importância porque fez com que entedessemos como a matemática é importante no processo de ensino e aprendizagem do aluno. E que o aprendizado não depende só do interesse do aluno como também do método utilizado pelo professor em sala, o professor é fundamental como mediador no aprendizado da matemática.

Roteiro de questões para a entrevista:
·       A forma que o professor trabalha as aulas de matematica auxilia você na compreenssão do estudo realizado? Por que?
·       Qual a dificuldade que se encontra para aprender matematica?
·       Na sua opinião, como deveria ser as aulas de matematica para que houvesse uma melhor aprendizagem?
·       O que levou você escolher o curso de matematica?
·       Você professor encontra alguma dificuldade para ensinar a matematica? Qual?
·       Como trabalhar a matematica de forma que o aluno não tenha dificuldade de aprende-la?

10. Referencial Bibliografico:
CAJUEIRO, Roberta Liana Pimentel. Manual para Elaboração de Projetos Acadêmicos: guia prático do estudante. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

D´AMBROSIO, Ubiratan, Etnomatemática/Ubiratan D´Ambrosio-Campinas, SP: Papirus, 1993- (coleção Perspectivas em Educação Matemática)


FIORENTINI, Dario, Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares, Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

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