segunda-feira, 7 de julho de 2014

PROJETO DE APRENDIZAGEM - ALAIDE LOPES

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM – FAEL
CURSO DE PEDAGOGIA





ALAIDE LOPES

PROJETO DE APRENDIZAGEM
BENEFÍCIOS DA LEITURA NA TERCEIRA IDADE
 





Projeto de aprendizagem apresentado à Universidade de Mato Grosso – UNEMAT, como requisito para aprovação da Disciplina de Tecnologia de Informação e  Comunicação no Contexto Escolar  Professora Sandra Straub







1 TEMA: BENEFÍCIOS DA LEITURA NA TERCEIRA IDADE
Nascer, crescer, desenvolver, reproduzir, envelhecer e morrer são fases comuns ao ser humano. Pensando desta forma, a velhice é a última imagem que se tem do Homem. Ela é relacionada com o aparecimento de características como os cabelos brancos, as rugas, a perda da capacidade reprodutiva, o esquecimento. É comum em na nossa sociedade o uso do termo Terceira Idade, substituindo a palavra velhice.
 A maioria das pessoas deseja chegar à Terceira Idade com saúde e disposição para enfrentar o cotidiano. Uma das formas de se viver plenamente essa fase de vida é aproveitar o tempo livre com atividades de lazer entretenimento, e a leitura pode se tornar uma aliada nesse momento, o idoso que lêr além de estar exercitando o cérebro estar preservando também as suas lembranças e criando novos conhecimentos.
 A leitura na terceira idade estimula a mente fazendo com que o idoso acabe recordando fatos, ações do passado e fazendo ainda, com que ele tenha sempre sobre o que comentar. Portanto a leitura se torna benéfica na vida dos idosos tanto no âmbito social e mental proporcionando ao individuo o resgate de suas experiências e necessidade. A leitura além de ser uma ótima opção para preencher as horas vagas ainda é um ótimo exercício para manter a mente funcionando e ficar atualizados com os fatos.


2 JUSTICATIVA

A escolha do tema veio da curiosidade em  saber mais sobre  quais benefícios a leitura pode trazer pra vida  dos idosos.Em especial os idosos da Casa de Apoio Lar dos Vicentinos em Sinop/Mt.







4 REFERENCIAL TEÓRICO

Nascer, crescer, desenvolver, reproduzir, envelhecer e morrer são fases comuns ao ser humano. Pensando desta forma, a velhice é a última imagem que se tem do Homem. Ela é relacionada com o aparecimento de características como os cabelos brancos, as rugas, a perda da capacidade reprodutiva, o esquecimento. É comum na nossa sociedade o uso do termo Terceira Idade,  que surgiu para substituir a palavra velhice.

Dias (2004, p.1) afirma: “A velhice aparece como uma janela aberta para a questão do tempo”. A imagem dessa fase de vida pode ser marcada como se o tempo biológico fosse uma etapa “natural”.

 A maioria das pessoas deseja chegar à Terceira Idade com saúde e disposição para enfrentar o cotidiano. Uma das formas de se viver plenamente essa fase de vida é aproveitar o tempo livre com atividades de lazer entretenimento, e a leitura pode se tornar uma aliada nesse momento, o idoso que ler além de estar exercitando o cérebro estar preservando também as suas lembranças e criando novos conhecimentos.

"o mundo precisa de algo mais do que as energias dos jovens que os levam para frente. Ele requer também a força da sabedoria que preserva valiosos elementos de tradição. E quem melhor a possui do que mais idosos que já estão, fisicamente bem longe da flor da mocidade. Sua bondade calma, paciência equilibrada e tranqüilidade sorridente das pessoas maduras podem ser encorajamento, estímulos e guia para todos. (DUCKEN,1998,p99.)".



 A leitura na terceira idade estimula a mente do idoso fazendo com que o mesmo acabe recordando fatos, ações do passado e fazendo ainda assim, com que ele tenha sempre sobre o que comentar. Portanto a leitura se torna benéfica na vida dos idosos tanto no âmbito social e mental proporcionando ao individuo o resgate de suas experiências e necessidade, a leitura além de ser uma ótima opção para preencher as horas vagas ainda é um ótimo exercício para manter a mente funcionando e ficar atualizados com os com os acontecimentos do mundo  globalizado..
Algumas doenças são muitos comuns na terceira idade, pois é nesta fase da vida que elas se manifestam, não se pode esquecer que elas estão associadas ao estilo de vida que se leva, ao estresse, a correria do cotidiano que acaba ocupando todo tempo e devido a isso acaba deixando a saúde de lado,  esquecendo da importância da atividade física e uma alimentação saudável e uma boa leitura que vai ajudar exercitar a mente preservando suas lembranças.

De acordo com VERAS et all (1999) : "é de fundamental importância compreender que a atividade física para a terceira idade não visa o aprimoramento da aptidão física para o desempenho em competições e alto nível. Entende-se que está atividade tem por objetivo manter a saúde ou minimizar limitações já presentes. Busca-se manter a qualidade de vida, manter a autonomia do idoso, melhorar a auto estima, enfim contribuir para que haja satisfação em viver".(p.120)

5 METODOLOGIA
                   Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa,  com estudo de caso, entrevista por meio de um roteiro de perguntas semi-estruturadas aplicada com a coordenadora da Casa de Apoio Lar Vicentino e outros idosos.






6 ANÁLISE DE DADOS E RESULTADO DA PESQUISA

A  presente pesquisa objetivou mostrar a importância  da leitura e seus beneficios na terceira idade. Foi usado  como instrumento entrevista com questionário de perguntas semi-estruturadas  realizada com a Coordenadora da Casa de Apoio Lar  Vicentino Neuza Paiva da Silveira  e com o Idoso José Luiz Machiotto. Onde o resultado conclui-se  que a leitura proporciona um bem estar na vida dos idosos, trazendo benefícios pra saúde física e mental. Descobri com a pesquisa que o gosto dos idosos para leitura são variado. Segundo a Coordenadora Neuza Paiva da Silveira dos 17 interno apenas dois  gostam de ler e suas leituras preferidas são livros policiais.
A pesquisa também me trousse resultado positivo quanto a informações de grupos que faz um trabalho  voluntários de leitura para terceira idade em Sinop/Mt A professora Ana Maria da Faculdade Unic leva os alunos  do Curso de  Fisioterapia  todas as terças e quintas para ajudar os idosos que necessitam de fisioterapia e conseqüentemente acabam ouvindo suas histórias e lendo para eles.  










7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

                 Conforme leitura e entrevista realizada durante a pesquiso conclui-se  que para se chegar na terceira idade com saúde física e mental é necessário que  hábitos como: praticar exercício físico, boa alimentação e muita leitura seja começado muito cedo. Devendo ressaltar que nunca é tarde pra se mudar os hábitos principalmente quando se tem a consciência  que viver vale a pena e com saúde é melhor ainda. Que estar vivo é um dom de Deus e que  devemos valorizar a vida  cultivando bons hábitos.
Na velhice, as opções de lazer são mais escassas e atividades com leitura podem enriquecer a experiência de vida, trazer consolo nos momentos de solidão,entretenimento em horas difíceis.  Lembrando que a leitura exercita  o cérebro na preservação das lembranças e  na prevenção de alguma doenças.






REFERÊNCIAl WEB GRÁFICOS


http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=leitura-estimula-idosos-compartilharem-suas-historias-vida&id=4367autora Valeria dias acesso em 06 Mai14

 http://www.webartigos.com/artigos/qualidade-de-vida-na-terceira-idade-uma-proposta multidisciplinar/76790/#ixzz31Bd4TaB6 autor Rafaela Rainato¹RodrigoNeiva, Prof. Dra. Ana Paula Barbosa. Acesso em 06.05. 14

DUCKEN, A. P. Saber envelhecer. (C.M.T.de Lyra treds). Petrópolis:Vozes, 1998.
VERAS, R. FRANÇA, L. BARBOSA, J. MOTTA L. et all. Terceira idade alternativa para uma sociedade em transição. Rio de Janeiro, Unat  (UERJ)1999.

MONOGRAFIA A TERCEIRA IDADE E AS AÇÕES DE LEITURA DOS BIBLIOTECÁRIOS DE DUAS INSTITUIÇÕES. autora Clarissa Benassi Gonçalves da Costa Sueli Bortolin1.  Acesso em 03 mai 14





Nenhum comentário:

Postar um comentário