PLANO
DE AULA
I – Dados de
identificação:
Escola
de Educação Básica Municipal Professor Jurandir Liberino de Mesquita
Turma:
5º ano do Ensino Fundamental
Turno:
Matutino
Carga
horária: 2 horas
Número
de alunos:
Professora
regente: Vilma Aguiar
Data
da aplicação da aula: 09 de junho de 2014
Disciplina:
Tecnologia de Informação e Comunicação no Contexto Escolar
Acadêmicos:
Iolanda Gallo, José Valdomiro Ribas de Moura, Vanuza Tatiani Lourenço
5º
semestre do Curso de Pedagogia da UNEMAT/SINOP
II - TEMA:
História
em quadrinhos: Copa do Mundo
III - JUSTIFICATIVA:
A relevância do tema História em
quadrinhos: Copa do Mundo se apresenta ao se refletir sobre as possibilidades
de aprendizagem que a criança pode ter com a produção de texto realizada de
forma lúdica. Também, destaca-se a importância dessa proposta em função das
possibilidades do aluno, reconhecer a história em quadrinhos como um tipo de
produção de texto, contribuindo para que a criança desenvolva sua capacidade de
síntese, de raciocínio, de verbalização e ideias.
IV - OBJETIVO GERAL:
· Desenvolver uma história em quadrinhos, como
uma produção de texto, utilizando um programa de rádio.
V - ESPECÍFICOS:
· Identificar
em Programa de Rádio a história em quadrinhos sobre a Copa do Mundo;
· Reconhecer
a história em quadrinhos como forma de produção textual, bem como suas funções
sociais;
· Compreender
como elaborar uma história em quadrinhos com a temática da copa, e apresentá-la
em forma de um programa radiofônico.
· Estimular
o trabalho em grupo.
IV - CONTEÚDO:
Ø Produção
de uma história em quadrinhos;
Ø Interpretação
do texto;
Ø Elaboração
de um roteiro para um programa de rádio.
VII
- METODOLOGIA:
Iniciaremos a aula comentando sobre a
história do rádio, suas origens e funções, questionando os alunos sobre quem
tem e ouve rádio. A partir disso, os acadêmicos, farão uma apresentação de um
programa radiofônico esportivo com personagens de histórias em quadrinhos,
sendo que logo após, os alunos produzirão em grupo, um texto em quadrinhos dando
continuidade ao programa de rádio apresentado. Quanto aos recursos materiais,
será utilizado: instrumento musical, celular com câmera, microfone e rádio. Os
recursos humanos serão: o professor e os alunos do 5º ano da Escola Professor
Jurandir Liberino de Mesquita no período matutino, e acadêmicos do 5º semestre
do Curso de Pedagogia da UNEMAT/Sinop.
VIII
- AVALIAÇÃO:
Na
avaliação será realizada uma observação averiguando se as crianças
compreenderam o tema e conseguiram realizar a atividade proposta.
OBS:
No
dia determinado para a realização da atividade prática, a professora Vilma
havia marcado uma avaliação com a turma em que seria realizada em dois dias
(09/06 e 10/06) assim apenas apresentamos o programa de rádio e fizemos uma
breve introdução ao tema. Aos poucos a professora regente nos deixou auxiliar
os alunos na atividade/avaliação que era a construção de uma história em
quadrinhos sobre a copa. Sugerimos à professora a realização de um programa de
rádio com as histórias em quadrinhos construídas pelos alunos.
IX
– REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CITELLI,
Adilson. Outras linguagens na escola:
publicidade, cinema e TV, rádio, jogos, informática. São Paulo: Cortez,
2000. (Coleção aprender e ensinar textos. V. 6).
GONÇALVES,
Elizabeth Moraes; AZEVEDO, Adriana Barroso de. O rádio na escola como instrumento de cidadania: uma análise do
discurso da criança envolvida no processo. Revista acadêmica do grupo
comunicacional de São Bernardo, ano 1 – n° 2 (julho/dezembro de 2004).
Comunicação
e educação. Projeto TV escola educação
na internet rádio: presença cotidiana. Revista do curso de gestão de processos
comunicacionais. Moderna
Nenhum comentário:
Postar um comentário