UNIVERSIDADE
DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS
UNIVERSITÁRIO DE SINOP
FACULDADE
DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM
CURSO DE PEDAGOGIA
MAYANE
RIBEIRO ESPINOSA
PLANO DE AULA
Plano de Aula,
apresentado à Universidade de Mato Grosso – UNEMAT, como requisito para
aprovação da Disciplina de Tecnologia de Informática e Comunicação no Contexto
Escolar, do Curso de Pedagogia
Dados de identificação:
Escola: Escola
Municipal de Educação Básica Lizamara Aparecida de Oliva Almeida
Turma:
5ºano C
Carga horária:
2 horas
Número de alunos:
25 alunos
Professora Regente: Solange
Data de aplicação da aula: 10/06/2014
Acadêmicas: Franciele
da Silva, Gisele da Costa Silva e Mayane Ribeiro Espinosa
Tema:
Copa do mundo: mascote “Fuleco”
Justificativa: Trabalhar
com os alunos o tema da copa do mundo sobre o mascote Fuleco, além de estimular
a compreensão sobre a representação do tatu
bola na Copa do Mmundo de 2014, é também propiciar a discussão e o conhecimento sobre o animal e preservação de
sua espécie.
Objetivos Gerais:
Ø Analisar a história da origem do mascote da Copa do
Mundo
Ø Compreender o habitat natural do tatu bola
Ø Conhecer as causas de sua extinção
Objetivos Específicos:
Ø Reconhecer o sentido da escolha do tatu bola como
símbolo para representação da Copa do Mundo de 2014 e sua representação
enquanto um animal.
Ø Identificar o habitat natural do tatu bola
Ø Verificar as causas de sua extinção.
Ø Discutir a necessidade e importância da preservação
do animal
Conteúdos:
Ø Copa do Mundo (mascote Fuleco)
Ø Produção de texto com escrita e imagens
Recursos materiais: sala de laboratório de informática, cartolina,
lápis, tinta guache, giz de cera, cola, impressos, etc.
Recursos humanos:
Acadêmicos, alunos e professora.
Metodologia: 1º
momento apresentação das acadêmicas e conhecimento da turma.
2º momento
apresentar o mascote Fuleco sobre suas origens e causas de extinção.
3º momento
explicar aos alunos sobre as pesquisas que realizaram sobre o tatu bola,
dividindo a turma em três grupos no qual cada uma de nos estaremos auxiliando
cada grupo o qual o primeiro grupo estará pesquisando sobre a origem do mascote
na Copa do Mundo, o segundo grupo estará pesquisando sobre o habitat natural do
tatu bola e o terceiro grupo estará pesquisando sobre as causas de sua
extinção.
4º momento
encaminhar os alunos para o laboratório de informática na qual estarão
realizando estudo sobre o tatu.
5º momento
retornar para sala de aula e socializar com os alunos sobre pesquisa que
realizaram e seus resultados
6º momento criar
um painel com a imagem do Fuleco e produzir textos com os resultados da
pesquisa que os alunos realizaram no laboratório com o uso da internet.
Avaliação: avaliar
os trabalhos realizados em grupo, verificando o interesse, a interação/socialização entre os alunos.
Referências
Jornal
Livre. As causas de extinção do tatu
bola. Disponível em < http://www.jornallivre.com.br/229959/as-causas-da-extincao-do-tatu-bola.html#sthash.2kCl195x.dpuf.>
Acessado em 09/06/2014.
Fifa.com.
Mascotes. Disponível em <http://pt.fifa.com/aboutfifa/organisation/marketing/brand/mascots.html.>
Acessado em 09/06/2014.
Mundo Educação. Tatu bola. Disponível em http://www.mundoeducacao.com/biologia/tatu-bola.htm.
Acessado em 09/06/2014.
Portal da Copa. Conheça melhor o animal brasileiro que
serviu de inspiração para mascote da Copa. Disponível em <http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/conheca-melhor-o-animal-brasileiro-que-serviu-de-inspiracao-para-mascote-da-copa.> Acessado em 09/06/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário