UNIVERSIDADE
DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS
UNIVERSITÁRIO DE SINOP
FACULDADE
DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM
ADMIRÁVEL
MUNDO NOVO
Resumo crítico
do Filme Admirável Mundo Novo, sob a orientação da Profª Drª. Sandra Luzia Wrobel Straub para obtenção
parcial de nota no V Semestre de Pedagogia.
ACADÊMICA:
DJORDANA BOMBARDA
SINOP/MT
2014/01
O filme Admirável Mundo
Novo relata uma reflexão sobre a condição humana e todo o relativo progresso
que a humanidade tem alcançado neste curto espaço de tempo que vai da Revolução
Industrial aos dias atuais. Se por um lado, as conquistas humanas são uma
maravilha que nos assombra, por outro, corremos sérios riscos de hipervalorizar
tais conquistas e esquecer os limites da dimensão humana.
Observando a rapidez
com que as inovações têm se sucedido é impossível não compararmos esse nosso
mundo atual com o Admirável Mundo Novo idealizado há cerca de 70 anos. Huxley
profetizou uma civilização de excessiva ordem onde todos os homens eram
controlados desde a geração por um sistema que aliava controle genético a
condicionamento mental, o que os tornava dominados pelo sistema em prol de uma
aparente harmonia na sociedade. Não havia espaço para questionamentos ou dúvidas,
nem para os conflitos, pois até os desejos e ansiedades eram controlados
quimicamente no sentido de preservar a ordem dominante.
O futurismo de Huxley
nos faz refletir sobre os caminhos da nossa civilização, afinal, algumas
profecias tornaram-se realidade. Em Admirável Mundo Novo há perda
total da individualidade pelo coletivo, determinada por fatores genéticos e
condicionamento constante, controlada pelos donos do poder. Outras realidades sonhadas
por Huxley vieram à tona: a revolução informática alterou profundamente o
sistema de comunicações no planeta e na própria genética.
Vivemos na era da
informática e da robótica e o planeta Terra transformou-se, numa aldeia global
com os avanços da internet. Contraditoriamente, não conseguimos dialogar com as
pessoas com quem vivemos, com nossos vizinhos. O homem torna-se cada vez mais
solitário. A internet eliminou distâncias, porém, não superou o preconceito, as
diferenças sociais gritantes, os conflitos étnicos, as lutas e classe e pelo
poder.
A tecnologia avançou,
mas ainda não possibilitou empreender tamanha façanha. Estamos adormecidos para
os problemas gerados pela degradação do meio ambiente, embora surjam inúmeros
grupos ecológicos. Por outro lado, fica a pergunta: quais os limites da
liberdade humana ? Se temos que pagar um preço quem deve começar? O
controle da natalidade é necessário, mas quem vai abrir mão do direito à
fertilidade ? Recorreríamos ao pesadelo do Admirável Mundo Novo, para nos
espelhar e construir uma civilização, onde a maioria dos seres humanos fossem
estéreis? Aos nossos olhos parece abominável conceber tal civilização. Ou será
que não? Ou será que nossos bisnetos, quem sabe até mesmo nossos netos, não vão
encarar isso como normal ?
Huxley nos oferece uma
visão geral das razões da estreita correlação entre gente em excesso, gente que
se multiplica rapidamente, a formulação de filosofias autoritárias e o
nascimento de sistemas totalitários de governo. A superpopulação conduz à insegurança
econômica e à intranquilidade social. Intranquilidade e insegurança conduzem a um
maior controle por parte dos governos centrais e a um aumento do poder deles.
O filme não aprofunda o
raciocínio em termos econômicos, dá apenas algumas pistas. Seu raciocínio ficou
quase inteiramente restrito ao campo científico, porém não podemos deixar de
nos questionar, enquanto pertencentes a um país subdesenvolvido, qual seria o
seu paradigma para diferenciar “camadas superiores” da população de “camadas
inferiores”? Não estaria aí implícita a ideia de raças superiores e inferiores?
Admirável Mundo Novo é
atual ao refletir sobre a falência dos pequenos diante dos grandes e a
quantidade de poder que se concentra gradativamente nas mãos de poucos, como
fator preocupante. Tomemos os oligopólios e os quartéis que têm sido formados
pelas empresas multinacionais. Huxley atribuía essa concentração à
tecnologia moderna: Vemos, pois, que a tecnologia moderna tem conduzido à
concentração do poder econômico e político, e ao desenvolvimento de uma
sociedade controlada pelo Alto Negócio e pelo Alto Governo.
É assustador, mas
dispomos de tecnologia e de conhecimentos científicos que tornam perfeitamente
provável a fabricação dessa espécie de “semi-homem”, que tanto horrorizou o
Selvagem, no Admirável Mundo Novo. O clone é uma realidade a nos
pesar sobre as cabeças. Faz-nos questionar até que ponto podemos ir? Quais
os limites do homem? O biologicamente possível é eticamente correto?
Huxley desvenda a
propaganda numa sociedade democrática, demonstrando como ela pode ser
extremamente manipuladora. Estabelece a diferença entre a propaganda racional e
a irracional. A primeira conduz à reflexão, à consciência e à verdade, a
segunda utiliza-se das paixões cegas, dos medos inconscientes do expectador
para, através da mentira para engana-lo. Para ele, a comunicação com as massas,
“não é boa nem má, é simplesmente uma força” que pode ser bem ou mal usada. Assim
como desvenda a linguagem simbólica utilizada nos comerciais, que visam atingir
o ponto fraco de seu público alvo, principalmente no campo da propaganda
política. Os vendedores de política apelam apenas para a fraqueza dos eleitores
não para sua força potencial. O mecanismo de “dominação das massas” pode ser
questionado atualmente sob o ponto de vista da sua eficácia diante da enorme
mobilização nacional nas eleições.
Como Huxley e tantos
outros, tentamos imaginar a civilização do futuro. Desse modo, é impossível não
deixar de se questionar: E o futuro? Será o pesadelo da excessiva falta de
ordem, em que, ainda, vivemos ou da ordem em excesso da “fábula” de Huxley? Ou talvez, “o nada”? A extinção da raça
humana numa guerra nuclear?
Admirável Mundo
Novo conta-nos sobre um futuro que já não me parece mais tão distante.
Nele não existem mais pais e mães, inclusive sugerir isso chega a ser uma das
piores ofensas que se pode dizer a alguém. Todos os seres humanos são criados
em laboratório. Eles são selecionados, manipulados biologicamente,
condicionados de forma a pertencer a uma determinada casta e estarem felizes
com isso.
Tudo o que é longo e
duradouro é duramente criticado. A felicidade e o prazer devem ser
instantâneos. Por esse motivo, conceitos de famílias são tidos como vulgares.
Todos são de todos e se prender a uma única pessoa é algo quase obsceno e não é
bem visto pela sociedade. Admirável Mundo Novo é um livro atual, que fala
de uma sociedade com valores invertidos, onde famílias e laços não mais
existem, onde prazer e as sensações estão acima de tudo, onde as frustrações
são abafadas por drogas e onde a falsa ideia.
Uma das coisas que
chamou atenção que acontece muito foi a atitude de Bernard, que antes, quando
rejeitado pela sociedade, questionava-se em relação a ela, mas depois na ânsia
de ser reconhecido, toma atitudes para que ela o aceite. Apesar de contraditório,
quantas pessoas não agem da mesma maneira?
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