UNIVERSIDADE DO
ESTADO DE MATO GROSSO
UNEMAT, CAMPUS, UNIVERSITARIO DE SINOP.
FAEL-FACULDADE
DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM
TICs TECNOLOGIA
DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
ACADÊMICA:
DANIELA MARTINS
PROJETO
DE APRENDIZAGEM: O PERFIL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR
Trabalho apresentado à disciplina de TICs Tecnologia
de Informação e Comunicação no Contexto Escolar como requisito parcial de
obtenção de nota e conclusão do 5º semestre do curso de Pedagogia, sobre
Orientação da Professora Sandra LuziaWrobel Straub.
TEMA
O perfil do professor alfabetizador.
CERTEZAS PROVISÓRIAS
- O professor
alfabetizador atua nas escolas publicas e privadas;
- Leciona nas
series inicial do ensino Fundamental;
- Ele se
forma no curso de pedagogia;
- Existem
competências e responsabilidade que são a ele atribuídas;
DUVIDAS TEMPORAIS
- Qual é a
visão do professor alfabetizador;
- Quais são
as responsabilidades e competências do professor Alfabetizador;
- O professor
alfabetizador atua dentro das exigências a ele impostas;
JUSTIFICATIVA
O
tema foi escolhido pensando em ampliar meus conhecimentos na área de
alfabetização, e consequentemente somar com o meu trabalho de conclusão de
curso, cujo tema é: O Contexto da Alfabetização e do Letramento na Atualidade:
Métodos e Praticas escolar. O Professor alfabetizador tem ideia da importância
de sua função no do Ensino Fundamental?
OBJETIVO GERAL
Compreender a atuação do professor alfabetizador no
Ensino Fundamental.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Conhecer as
competências do professor alfabetizador
- Identificar
as concepções pedagógicas do professor alfabetizador
- Compreender
a didática do professor alfabetizador;
- Verificar
as práticas pedagógicas de um professor alfabetizador;
METODOLOGIA
Foi
realizada uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, entrevista por meio de um
roteiro de perguntas semiestruturadas e observação de aulas em uma sala de
alfabetização.
REFERENCIAL TEORICO
Segundo
LBD (2006, pag.34):
Art. 62. A formação de docente para atuar na
educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de
graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação,
admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação
infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em
nível médio, na modalidade Normal.
O
Professor Alfabetizador é um profissional fundamental no âmbito escolar a ele
são resignadas as series iniciais do Ensino Fundamental 1º, 2º e 3º anos e o
direito de lecionar em escola publicas e privadas.
Toda
criança que inicia no Ensino Fundamental tem por direito adquirir capacidades
que são necessárias para se tornarem cidadãos autônomos, segundo PCNs do Ensino
Fundamental (1997,pag.48):
Os objetivos propostos nos Parâmetros
Curriculares Nacionais concretizam as intenções educativas em termos de
capacidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da escolaridade.
A decisão de definir os objetivos
educacionais em termos de capacidades é crucial nesta proposta, pois as
capacidades, uma vez desenvolvidas, podem se expressar numa variedade de comportamentos.
O professor, consciente de que condutas diversas podem estar vinculadas ao desenvolvimento
de uma mesma capacidade, tem diante de si maiores possibilidades de atender à diversidade
de seus alunos.
Assim, os objetivos se definem em termos
de capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e
inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla.
Partindo
da presente discussão dos direitos das crianças devidamente matriculadas nas
instituições de Ensino Fundamental e dos caminhos percorridos pelos professores
da Educação Básica. Segundo MESQUITA
(2009, pag.2967):
O professor alfabetizador
é um profissional em construção e em pleno desenvolvimento e aprimoramento de
suas potencialidades, um sujeito construtor de suas próprias aprendizagens. Sua
formação, assim, relaciona-se com suas capacidades, sua afetividade, seu
imaginário, suas descobertas e sua fundamentação teórica que permeiam seu
aprender, seu experimentar, seu reinventar e, portanto, seus saberes.
Neste
sentido a atuação do professor alfabetizador segundo MESQUITA (2009,pag.2970 )
“O professor é o mediador, ele cria as condições para que os processos
cognitivos se desenvolvam no aluno. O processo do ensino e da aprendizagem
ocorre, então, pela interação, nas trocas, na socialização.” O papel do
professor alfabetizador é fundamental na aquisição da leitura e da escrita, sua
atuação no ensino fundamental pode fazer do processo de aprendizagem uma
experiência prazerosa ou não para o aluno.
Segundo
PIRES (2010, pag.3): “É no processo de alfabetização que o educador procura
propiciar no educando o gosto pela leitura e o respeito pela língua materna,...”
os métodos de ensino do professor alfabetizador contribuem profundamente na
formação de um bom leitor, durante a alfabetização a criança é receptiva aos
conhecimentos advindos do professor o que faz de sua atuação uma base
fundamental na formação inicial no ensino fundamental. Segundo PIRES (2010,
pag.9):
Vive-se no mundo
do conhecimento, por isso precisa-se ensinar a pensar, saber comunicar, saber
pesquisar, ter raciocínio lógico. Neste contexto, o professor é muito mais mediador
do conhecimento e isto leva a construção de um saber mais significativo. O novo
professor, exigência da nova sociedade, surge com uma nova identidade, uma
identidade de construtor e organizador da aprendizagem, pois ser professor é
ser leitor e aprendente, é ser capaz de refletir e adquirir novos saberes.
O
professor alfabetizador precisa ter uma visão ampla e uma opinião critica sobre
sua atuação em sala de aula, não permitindo que os desafios sejam obstáculos
que o impeça de fazer um bom trabalho, sua atuação é fundamental, suas atitudes
influenciam na ida escolar de seus alunos, portanto se sempre necessário desenvolver
uma prática significativa e fundamentada teoricamente. Trabalhar com a
alfabetização requer competência e compromisso, com um ensino serio e
comprometido em promover transformações sociais na vida dos pequenos alunos com os quais o professor
interage no dia a dia escolar.
ANALISE DA ENTREVISTA
A
entrevista foi realizada com a professora de Alfabetização Elizabete que é
formada em Pedagogia, Habilitação e Orientação Educacional e Pós Graduada, a
professora que tem 22 anos de profissão sempre na área da alfabetização, atua na
escola Lizamara Aparecida Oliva de Almeida. Para realizar a entrevista foi utilizado o
celular como recurso tecnológico e um questionário de perguntas
semiestruturadas dando possibilidade de uma discussão ampla a respeito do tema
proposto.
Ao
buscar responder a questão a respeito de: Qual é o perfil do professor alfabetizador foi possível compreender, a
partir das respostas da professora Elizabete, que o professor alfabetizador
precisa ser dinâmico, inovador, ter muita paciência, precisa gostar de lecionar
para assim desenvolver um bom trabalho na alfabetização, onde a pratica leva a
perfeição, nas palavras dela: “O professor alfabetizador ensina brincando,
porque a alfabetização constitui-se como a base da aprendizagem do aluno, nesse
momento a criança precisa aprender gostar de aprender”.
A
professora acrescenta que dentro da comunidade escolar ela não vê uma diferença
na atuação do professor alfabetizador com relação aos demais, a não ser o fato
de esse profissional poder trabalhar de forma mais lúdica em sala de aula. A
professora coloca que ela procura trabalhar dentro do “raciocínio da criança”, devido
à diversidade que se encontra na sala de aula. O método mais usado pela
professora em sala de aula é o Tradicional onde dentro das possibilidades ela
tenta encaixar um pouco de outros métodos, nas palavras dela: “O professor tem
que trabalhar forma diferenciada os conteúdos em sala de aula”.
Nas
questões de formação a professora coloca que ela tem formação continuada, mas
que não e o que ela esperava, e o fato de não poder reter a criança nas series
iniciais é uma questão muita seria, pois algumas precisam de mais tempo para
desenvolver e para ela é fundamental que a criança seja alfabetizada ate o
segundo ano.
A
entrevista encerra com a fala da professora para os que pretendem iniciar a
carreira docente: “Venham com muita paciência e muita vontade e feliz”.
CONCLUSÃO
Concluo
com essa pesquisa que embora a atuação do professor alfabetizador dentro do
Ensino Fundamental seja de grande importância na vida da criança que esta
iniciando na Educação Básica, infelizmente não se é dado a devida atenção a
essa questão de alfabetização, o perfil do professor alfabetizador se iguala
aos demais professores e muito dos discursos não condiz com a pratica.
Todos
que atuam na educação têm noção da importância de muitos pontos essenciais para
uma escola, um aluno, um professor, uma boa aprendizagem, mas porem a historia
é sempre a mesma a teoria não acontece na pratica. Talvez se realmente
compreendêssemos a teoria dentro do seu real proposito seria possível adequá-la
a pratica de maneira a atender as necessidades de aprendizagem nas escolas,
porem, existe uma grande diferença entre o que se deve fazer pela Educação e o
que quer fazer pela Educação.
REFERÊNCIAS
WEB GRAFICO
Biblioteca digital. LDB Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional. 6ºedição.
Brasília 2011. disponível em: http://www.app.com.br/portalapp/imprensa/ldb_atualizada.pdf. Acesso em: 01/05/2014
Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Brasília :
MEC/SEF, 1997. disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em:
01/05/2014.
MESQUITA. A.; SOPELSA Ortenila. OS SABERES
DOCENTES E OS FIOS CONDUTORES DO PROCESSO DE
ENSINO E DA APRENDIZAGEM. EDUCERE2006.disponívelem:http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2577_1361.pdf. Acesso em:
01/05/2014.
MOÇO. Anderson. O novo perfil do professor. Revista
Nova Escola Edição 236, OUTUBRO 2010. disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/novo-perfil-professor-carreira-formacao-602328.shtml. Acesso em:
01/05/2014.
Pires. M.; Ferreira.L.; Lima. D. ALFABETIZAÇÃO,
PROFESSOR ALFABETIZADOR E PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista de Divulgação
Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura Ano 06 n.13 2010. disponível em: http://www.letramagna.com/Artigo10_13.pdf acesso em:
01/05/2014.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente:
natureza e construção do conhecimento profissional*. Revista Brasileira de
Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007. disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a08v1234.pdf acesso em: 01/05/2014.
SOARES. Magda. A reinvenção da Alfabetização.
PRESENÇA PEDAGÓGICA • v.9 n.52 • jul./ago. 2003. disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/a-reivencao-alfabetizacao.pdf Acesso em
01/05/2014.
SPIEGEL, Regina. Professor-alfabetizador:
Representações e impactos da sua prática profissional. Rio de Janeiro,2009.
Disponível em: http://www.educacao.ufrj.br/ppge/dissertacoes/dissertacao_regina_celia_spiegel_marinho.pdf. acesso em:
01/05/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário